Escutar a infância: ouvir pela primeira vez com Angelo Mundy
ter., 26 de jan.
|Maratona Brincante Online (ZOOM)
Experiências e reflexões ligadas a uma prática educacional centrada na criança, na linguagem do brincar, na subjetividade e na poesia. Curso Online (ZOOM) duração de 2 horas.
Horário e local
26 de jan. de 2021, 19:00 – 21:00
Maratona Brincante Online (ZOOM)
Convidados
Sobre o evento
Escutar a infância: ouvir pela primeira vez
Breve descrição:
O encontro "Escutar a infância: ouvir pela primeira vez" traz experiências e reflexões ligadas a uma prática educacional centrada na criança, na linguagem do brincar, na subjetividade dos(as) educadores(as) e na poesia.
Através de dinâmicas e da narrativa de sua própria trajetória na música e na educação, Angelo Mundy parte do entendimento de Infância como uma rede de relações que ultrapassa apenas os indivíduos que chamamos "crianças" para propor a construção de um ambiente onde os(as) participantes possam se aprofundar em interrogações como: Como as crianças escutam o mundo? Como nós estamos escutando as crianças neste mundo adultocêntrico, baseado em certificados, títulos e diplomas? Que tipo de prática abre espaço para o sensível e o profundo em meio à objetividade e racionalidade desse mundo? É possível mergulharmos juntos em uma educação na qual as crianças tenham liberdade para criar seus próprios caminhos de aprendizagem?
Breve Currículo Angelo Mundy
Angelo Mundy é músico, compositor, educador, autor e ator.
Interessado em processos de criação coletivos e na combinação entre linguagens expressivas, tem também na educação um campo fértil de atuação e pesquisa. Co-fundador do grupo Tiquequê, lançou 2 CDs e 2 DVDs e realizou mais de 800 shows de diferentes portes, em teatros, centros culturais e festivais, entre 2001 e 2016. Em 2017 criou o Mundo Aflora, em parceria com Flora Poppovic, que já realizou dezenas de shows, cursos e um disco com participações de Barbatuques, Gabriel Levy, Lenna Bahule, Ricardo Herz e Tião Carvalho.
Seu livro “O Gigante – The Giant” (inglês/português) foi publicado pela Cia das Letrinhas em 2015.
Seu primeiro disco autoral, “Abrigação” – 2015 – incluiu mais de 20 criadores (músicos, artistas visuais, videomakers, produtores culturais) convidados. Em 2019 lançou “Vôo”, com produção musical de Antônio Loureiro e videoclipe de Kosuke Arakawa (Kioto – Japão).
Currículo mais detalhado:
Nascido na cidade de São Paulo, no ano de 1985, músico formado em teclado pelo Conservatório Musical Santa Cecília da Capital. Prosseguiu os estudos musicais através do violão.
Graduou-se em Língua e Literatura, com habilitação em Português e Inglês, pela faculdade de Letras da Universidade de São Paulo.
Sua ligação com a palavra e com a música levam-no naturalmente à canção como sua principal área expressiva.
Seu primeiro disco autoral, “Abrigação” – 2015 – foi financiado por crowdfunding e contemplado através de edital PROAC. Devido ao contato com outras linguagens e ao seu gosto pela coletividade em sua trajetória artística, o projeto incluiu mais de 20 criadores (músicos, artistas visuais, videomakers, produtores culturais) convidados, resultando em 11 canções, 11 obras visuais, 11 vídeo-canções e a circulação do show, que consolidou toda a produção em uma experiência estética singular, pelo Estado de São Paulo.
Estudou teatro e aprofundou-se na técnica do palhaço com mestres como Wellington Nogueira (Doutores da Alegria), Carla Candiotto (Le Plat de Jour), Márcio Ballas (Jogando no Quintal), Ésio Magalhães (Barracão teatro), entre outros.
A capoeira, que pratica desde menino, é uma importante escola de formação filosófica e política, abrindo sempre novas possibilidades de entendimento do corpo, da cultura popular, dos saberes tradicionais e da ancestralidade. Desde 2009 integra o Grupo Nzinga de Capoeira Angola, fundado pelas mestras Janja Araújo e Paulinha Barreto e pelo mestre Poloca Barreto.
Foi professor de educação infantil por cinco anos. Seguiu na prática e pesquisa educacional de forma autônoma, através de projetos e oficinas de música criativa para crianças em diferentes espaços, públicos e particulares. Teve contato com diferentes pedagogias e experiências com educação informal – unschooling, educação ativa, homeschooling, montessori. Atualmente coordena e ministra vivências de arte-educação para crianças e famílias.
Seu livro “O Gigante – The Giant” (inglês/português) foi publicado pela Cia das Letrinhas em 2015.
Foi co-fundador e membro (2001-2016) do Tiquequê, grupo de destaque no meio cultural infantil, com quem produziu quatro espetáculos, dois CDs e dois DVDs. É também co-fundador do Mundo Aflora, o mais recente fruto da parceria artística de longa data com Flora Poppovic. O duo, que levou o espetáculo “Meia Volta e Meia”, bem como oficinas de música, talks e cursos para educadores para diversas cidades em 2018, 2019 e 2020, já colaborou com artistas como Barbatuques, Gabriel Levy, Lenna Bahule, Ricardo Herz e Tião Carvalho, em seu primeiro disco ("Mundo Aflora", 2019) e em shows.
Criou as trilhas dos espetáculos “Circo Salabim” (2013) e “O mágico de Ovonók” (2015), da Cia Fundo Falso.
Ingressos
Online(ZOOM)Escutar a Infância
R$ 35,00Vendas encerradas
Total
R$ 0,00