top of page

Fragmento, Mosaico, Mandala com Charles Raszl

qui., 28 de jan.

|

Maratona Brincante Online (ZOOM)

Através da Percussão Corporal, do Canto e da Dança, esse encontro pretende demonstrar a potência e o percurso de uma célula rítmica (Fragmento) em diálogo com outra célula rítmica e/ou melodia (Mosaico) até se chegar a um círculo que dança (Mandala). Curso Online (ZOOM).

O registro está fechado
Ver outros eventos
Fragmento, Mosaico, Mandala com Charles Raszl
Fragmento, Mosaico, Mandala com Charles Raszl

Horário e local

28 de jan. de 2021, 19:00 – 21:00

Maratona Brincante Online (ZOOM)

Convidados

Sobre o evento

FRAGMENTO, MOSAICO, MANDALA

Através da Percussão Corporal, do Canto e da Dança, esse encontro pretende demonstrar a potência e o percurso de uma célula rítmica (Fragmento) em diálogo com outra célula rítmica e/ou melodia (Mosaico) até se chegar a um círculo que dança (Mandala).

Essa trajetória tem como impulso e inspiração os âmbitos da história e da cultura do Brasil. O cenário estético e os recursos técnicos são oriundos das danças e canções brasileiras e da percussão corporal do grupo Barbatuques. Tudo mais descobriremos juntos.

A proposta dessa oficina é promover o encontro das técnicas de percussão corporal do Barbatuques (Brasil), com os sons que os movimentos das danças brasileiras (coco, samba, capoeira, cavalo marinho e frevo) podem produzir.

Através das técnicas de música corporal os participantes vão conhecer diversos ritmos brasileiros como Samba, Baião, Ijexá, Capoeira, Coco, Caboclinho/Perré, Tambor de Mina, além de exercícios de composição, improvisação musical/coreográfica e arranjos vocais de canções brasileiras.

Por fim, as dinâmicas de voz cantada e de movimentos inspirados no universo gestual das danças brasileiras em fusão com técnicas de percussão corporal são ricas nas instâncias lúdicas, socioculturais e portadoras de conhecimentos da cultura popular brasileira bem como suas intersecções com outras manifestações culturais e férteis enquanto aplicação pedagógica e como instrumento para a criação performática.

Breve Currículo Charles Raszl 

Charles Raszl é violonista, regente coral, arranjador, compositor, dançarino, arte-educador e diretor musical e teatral.

Estudou violão erudito e regência coral (Escola Municipal de Música – SP/Brasil) e violão popular (Universidade Livre de Música – SP/Brasil) e fez licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal de São Carlos. Foi regente do Coral SESC Itaquera, no qual atuou como regente entre os anos 2000/2006.

Concebeu e dirigiu espetáculos cênicos musicais como “Peças e Pessoas” (2004), “Tudo na faixa” (2005), “Olhos invisíveis” (2006) e “A Pimenta do Reino” (Roteiro e Direção Geral / Instituto Brincante-2012).

Como diretor musical, compôs trilhas originais para diversos espetáculos de dança e teatro.

Em 2013 desenvolveu o solo “Pessoa Física”, apresentado no “Festival Italiano de Percussão Corporal – Terni/Itália”, fruto da pesquisa sobre técnicas de música corporal e danças tradicionais brasileiras.

Participou de diversos Festivais Internacionais de música com o grupo Barbatuques (EUA, Turquia, Portugal, Peru, Colombia, Uruguai, Argentina, Polônia, Áustria, Eslovênia, Alemanha, França, Suiça, Itália, Bali entre outros países).

Desde 2013 vem se apresentando e promovendo workshops de “Música Corporal na Gestualidade das Danças Brasileiras” na Alemanha, Suiça, Polônia, Turquia, França, China, Gana, Espanha e Itália , difundindo a pesquisa entre a música corporal e danças tradicionais brasileiras (côco, frevo, samba, cavalo marinho e “capoeira”).

Atualmente é integrante do grupo Barbatuques e diretor musical de companhias de Teatro de São Paulo/Brasil e Itália.

Ingressos

  • Fragmento, Mosaico, Mandala

    R$ 35,00
    Vendas encerradas

Total

R$ 0,00

Compartilhe esse evento

bottom of page